Notícias

Decidiu fazer uma cirurgia plástica? Então leia!!!

22/05/2015    14:00

  • Além da consulta médica, a realização de exames de sangue, eletrocardiograma e alguns exames de imagem fazem parte da avaliação pré-operatória de rotina. Estes exames visam demonstrar se o paciente apresenta alguma contraindicação à anestesia e ao procedimento cirúrgico. Dependendo do caso, exames mais complexos podem ser necessários, por isso uma avaliação clínica antes da cirurgia é recomendável. Afinal, a segurança deve ser uma prioridade absoluta em qualquer cirurgia plástica.
  • Informe o seu médico sobre qualquer doença crônica ou medicamento de uso habitual, pois alguns medicamentos podem aumentar o risco de sangramento durante ou após a cirurgia. Portanto, lembre-se de consultar a bula! Não utilize Aspirina (ácido acetilsalicílico) ou qualquer derivado, arnica, ginko biloba, medicamentos homeopáticos contendo ervas durante 2 semanas antes e depois da cirurgia.
  • Medicamentos como Acetaminophen (Tylenol®) e Dipirona (Novalgina®) são substitutos apropriados. Alimente-se de forma saudável, visando oferecer os nutrientes adequados para a sua recuperação após a cirurgia. As dietas radicais, que podem depletar as reservas nutricionais, são prejudiciais à saúde, podem influenciar o processo de cicatrização e são proibidas antes de qualquer procedimento cirúrgico.
  • Quando marcar a sua cirurgia, certifique-se que a clínica ou hospital onde o procedimento será realizado contém a infraestrutura exigida pela legislação. Na improvável eventualidade de ocorrerem complicações, a existência de médicos capacitados e infraestrutura adequada são fundamentais para a manutenção de sua saúde.
  • Estude as orientações específicas da sua cirurgia, que servirão como guia durante o tratamento pós-operatório. A boa educação do paciente em relação às nuances do tratamento, tanto antes quanto depois da cirurgia, ajuda a diminuir a ansiedade e torna a recuperação mais tranquila e confortável. Não esqueça de confirmar o horário da sua internação e da cirurgia, solicitando ao seu médico instruções sobre a internação e os documentos necessários. Se houver qualquer dúvida, procure esclarecê-las com o seu médico antes da cirurgia.
  • Procure organizar a sua agenda antecipadamente, levando em conta que a maioria das cirurgias plásticas exigirá alguns dias ou semanas de afastamento do trabalho e atividades esportivas. Procure organizar a ajuda de familiares ou funcionários durante os primeiros dias de recuperação em casa, já que neste período o repouso é necessário.
  • Visando o seu conforto, sutiãs ou cintas devem ser adquiridos antes da cirurgia. Converse com o seu médico antes da compra para definir o tamanho adequado e o local de compra. O mesmo vale para as placas de silicone que serão necessárias para o tratamento das cicatrizes após determinados tipos de cirurgia. O uso desses modeladores e produtos pode variar de 30 – 90 dias.
  • Não fume por pelo menos um mês antes da cirurgia, para evitar alterações na circulação da pele que possa prejudicar a cicatrização.
  • Não utilize bebidas alcoólicas por 7 dias antes da cirurgia.
Permaneceu com dúvidas? Agende uma consulta com nossa equipe.