Mamoplastia Redutora

 

O que é Mamoplastia Redutora (Redução da mama)?

A mamoplastia redutora é uma cirurgia que visa diminuir o volume da mama e reposicionar o complexo areolo-mamilar na sua posição original, devolvendo a forma natural da mama e aumentando a auto estima da mulher.

Quem pode fazer a redução de mama?

Toda paciente que já completou a formação da glândula mamária – por volta dos 16, 17 anos – pode realizar a cirurgia de redução de mama. Ela está indicada para pacientes com aumento do volume da glândula mamária que pode ocasionar dor nos ombros, nas costas, lesões de pele no sulco mamário e por queixas estéticas.

A cirurgia de redução de mama deixa cicatriz?

Toda a cirurgia, seja ela plástica ou não, pode deixar cicatriz. Porem na redução de mama, a cicatriz é posicionada no sulco da mama e em áreas que não ficam normalmente expostas. Dependendo do volume da mama e da quantidade de tecido retirado a cicatriz pode ser periareolar, vertical, em “T invertido” ou uma combinação dessas.

A cirurgia de redução de mama faz perder a sensibilidade do seio?

Na grande maioria dos casos, a mama não perde totalmente sua sensibilidade, retornando –a completamente ou quase em até 6 meses do pos operatório. Mas isso é muito variável de acordo com o paciente e a técnica cirúrgica empregada.

A cirurgia de redução de mama dói?

Não é comum ter dor após a mamoplastia redutora. E na grande maioria dos casos, os remédios analgésicos suprem a dor de forma a proporcionar uma recuperação segura e sem interncorrências.

Em caso de uma gravidez após a cirurgia de mamoplastia, como ficará o resultado?

Possivelmente haverá a necessidade de algum retoque na cirurgia, pois na gestação há modificações no volume e na forma da mama e isso pode modificar o resultado da mamoplastia redutora realizada anteriormente. Em relação a amamentação, ela geralmente não é prejudicada, exceto em casos de redução mamaria de grandes volumes.

Quanto tempo dura uma mamoplastia redutora e quanto tempo de internação?

A cirurgia de redução de mama geralmente leva em torno de 60 – 90 minutos e a alta hospitalar é realizada de 12 – 24 horas.

Qual anestesia é utilizada na redução de mama?

Na mamoplastia redutora, podemos utilizar até três formas de anestesia: local + sedação, peridural ou anestesia geral. Essa decisão deve ser tomada em conjunto com o paciente, o medico anestesista e o cirurgião plástico.

Como é a recuperação após uma mamoplastia redutora?

Na cirurgia de redução de mama, em geral, após 15 dias é possível retornar as atividades laborais. Em 30 dias aos exercícios físicos moderados e com 60 dias às atividades de impacto.

Permaneceu com dúvidas? Agende uma consulta com nossa equipe.