Otoplastia

 

Otoplastia

Entre 2 – 5% da população apresenta orelhas proeminentes e isso é uma causa importante de bullying e pode afetar a vida social e a formação da personalidade de crianças e adolescentes.

O que é a Otoplastia?

A má formação das estruturas da orelha pode levar a uma deformidade denominada de “orelhas em abano”. A otoplastia é o procedimento cirúrgico capaz de reparar as cartilagens da orelha quando estas estruturas apresentam-se salientes ou desfiguradas, remodelando sua forma e seu contorno, tornando-as mais naturais e harmoniosas com o restante dos componentes da face.

Quem é candidato a Otoplastia?

Pacientes a partir dos 6 anos de idade podem ser submetido a otoplastia, pois nesta fase espera-se que as estruturas da orelha já estejam totalmente formadas. Cresce, também, o número de adolescentes e jovens adultos que procuram este tratamento afim de criar uma forma natural e dar equilíbrio e proporção às orelhas e à face

A Otoplastia deixa cicatriz?

Toda cirurgia, seja ela plástica ou não, deixa cicatriz. Porém, na otoplastia a cicatriz é posicionada no sulco natural da orelha de forma que torna-se praticamente imperceptível com alguns dias de pós operatório.

Quanto tempo leva a cirurgia de Otoplastia e qual anestesia é realizada?

O tempo total da otoplastia varia entre 45 a 90 minutos. Em adolescentes e adultos realiza-se uma leve sedação combinada com anestesia local e em crianças menores opta-se por anestesia geral, para maior conforto e segurança no procedimento.

Há risco de complicações na Otoplastia?

As complicações são amenizadas quando realizada uma boa avaliação pré operatória, técnicas cirúrgica adequadas e um pós operatório cuidadoso. Eventualmente, alguns exames pré operatórios serão necessários e devem ser avaliados antes do procedimento cirúrgico afim de minimizar os riscos.

Quanto tempo dura a recuperação?

A recuperação é algo individual para cada caso e para cada paciente. Nos 30 dias iniciais serão necessárias faixas especiais nas orelhas operadas que devem ser usadas de maneira correta. O resultado cirúrgico final, observaremos entre 6 – 12 meses.

Quando o paciente volta ás atividades normais depois da Otoplastia?

No dia posterior a cirurgia. Evitando trauma local e esportes de contato por 30 – 60 dias.

Permaneceu com dúvidas? Agende uma consulta com nossa equipe.